APONTAMENTOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DE UM OBJETO
COMPLEXO PARA A PEDAGOGIA
Jose Carlos Mendes Pires, Ady Arlene Amorim de Souza
Resumo
Este artigo tem por objetivo informar sobre o objeto de estudo de pesquisas, bem como
o referencial teórico que até aqui foi visto empregando para em, um primeiro momento,
desvelar como uma incorreta e parcial leitura do fenômeno educativo, tanto no nível
ontológico (o Sistema Educação), como no epistemológico (a Pedagogia) vêm
apresentando uma série de fragmentações e apropriações por outras ciências, que
acarretam a pulverização do objeto de estudo da Pedagogia, em virtude de se
fundamentar em uma visão parcial e distorcida do Sistema Educação. Partindo desse
pressuposto, é proposto, então, em um segundo momento, uma nova visão sistêmica e
complexa da Educação e da Pedagogia, por meio da aplicação dos postulados da Teoria
Geral dos Sistemas, Semiótica de Peirce e paradigma da complexidade formulado por
Edgar Morin, como suporte teórico mais adequado para tratar o fenômeno educativo
como sendo composto por sistemas e subsistemas articulados, complexos e longe do
equilíbrio.
Palavras Chave: Educação, complexidade, Pedagogia, Semiótica, Teoria Geral dos
Sistemas
Voltar
PDF