APONTAMENTOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DE UM OBJETO COMPLEXO PARA A PEDAGOGIA

Jose Carlos Mendes Pires, Ady Arlene Amorim de Souza


Resumo

Este artigo tem por objetivo informar sobre o objeto de estudo de pesquisas, bem como o referencial teórico que até aqui foi visto empregando para em, um primeiro momento, desvelar como uma incorreta e parcial leitura do fenômeno educativo, tanto no nível ontológico (o Sistema Educação), como no epistemológico (a Pedagogia) vêm apresentando uma série de fragmentações e apropriações por outras ciências, que acarretam a pulverização do objeto de estudo da Pedagogia, em virtude de se fundamentar em uma visão parcial e distorcida do Sistema Educação. Partindo desse pressuposto, é proposto, então, em um segundo momento, uma nova visão sistêmica e complexa da Educação e da Pedagogia, por meio da aplicação dos postulados da Teoria Geral dos Sistemas, Semiótica de Peirce e paradigma da complexidade formulado por Edgar Morin, como suporte teórico mais adequado para tratar o fenômeno educativo como sendo composto por sistemas e subsistemas articulados, complexos e longe do equilíbrio.


Palavras Chave: Educação, complexidade, Pedagogia, Semiótica, Teoria Geral dos Sistemas


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ISSN: 2594-6986