Revista Conversas em Psicologia


A Revista Conversas em Psicologia surge em um momento especial para o Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus. Em meio a uma pandemia, com todos os seus impactos materiais ou existenciais, individuais ou coletivos, o Colegiado compreendeu-se diante não apenas de uma crise internacional, mas principalmente de uma oportunidade de revisão de seus próprios parâmetros.

O distanciamento físico conduziu nosso processo de ensino-aprendizagem e nossas práticas acadêmicas como um todo para a seara do virtual, situação antes aventada como mera possibilidade distante. Ainda nesse período, o sofrimento subjetivo e social alcança uma escala não vivida pela geração atual, exigindo ação. O contexto levou a sociedade a olhar para a Psicologia em busca de orientação, e a Psicologia voltou-se para a academia, embrião dos seus avanços científicos.

Surgiram demandas internas e externas por novas abordagens e revisões teóricas, conduzindo a transformações tanto do profissional de Psicologia quanto da própria profissão. O ensino, a pesquisa e a extensão nessa área ganharam relevância muito maior que a normalmente esperada.

Portanto, o lançamento desse periódico enquadra-se como um dos esforços do nosso corpo de professores para que possamos continuar atendendo, com excelência, o papel institucional de difusão do conhecimento e de formação de profissionais alinhados com uma práxis sempre coerente e conectada à realidade.

Lahiri Lourenço Argolo

ISSN: 2763-597X

Abrir o sumário


Diretor geral

Almir Milanesi


Diretora acadêmica

Sandra Maria Agrizzi Milanesi


Diretor financeiro

Alan Milanez Frisso


Conselho Editorial

Me. Walmir dos Santos Monteiro - CESUPI

Me. Lahiri Lourenço Argollo – CESUPI

Ma. Rebeca Rodrigues Faislon Matos - CESUPI

Dra. Luciana Ferreira Chagas - CESUPI

Esp. Marcos Aurélio Lordão - CESUPI

Esp. Sara Vieira Tannus – CESUPI


Normalização: Bibliotecária

Esp. Maria José Serrão Nunes


Direitos desta edição reservado à

Faculdade de Ilhéus – CESUPI

Rod. Ilhéus/Olivença/ km 2,5 – Jardim Atlântico II – 45655-170 – Ilhéus – Bahia

Tel.: (73) 2101 – 1700

Sítio: http://www.faculdadedeilheus.com.br

E-mail: cesupi@faculdadedeilheus.com.br

Normas para Publicação

“Conversa em Psicologia” é um periódico de publicação científica, semestral, de docentes e discentes do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, que tem por objetivo divulgar pesquisas, estudos e experiências ligadas a temáticas psicológicas.

Os artigos e matérias apresentadas serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, cabendo a ele a decisão acerca da publicação, podendo aceitá-los, recusá-los ou sugerir alterações. Cada autor tem o direito de publicar apenas um artigo. Os trabalhos que não estejam dentro das normas predeterminadas não serão considerados para a avaliação.

Declaração de direito autoral - Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Faculdade de Ilhéus, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização do Conselho Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.

Serão publicados artigos resultantes de estudos, pesquisas e experiências profissionais, assim como outras matérias. A organização e a formatação dos artigos devem se basear nas Normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) vigentes: NBR 6022:2018- Informação e documentação periódica e/ou técnica científica- Apresentação; NBR 6023: 2018- Informação e documentação – Referências- Elaboração; NBR 10520:2002 – Citações em documentos; NBR 14724:2011 – Informação e documentação- Trabalhos acadêmicos. As informações sobre metodologia e objetivos podem constar na introdução, não sendo obrigatório tópico específico. Discussões e resultados, quando cabíveis, podem constar ao longo do artigo e nas considerações finais, não necessitando tópico específico.

Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word: - Papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm); - Margem direita e inferior com 2 cm; - Margem esquerda e superior de 3 cm; Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; - Fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas e as notas de rodapé que devem ser fonte 10.

Título do artigo: Fonte Times New Roman, tamanho da fonte 14, negrito.

Nomes dos Autores: Fonte Times New Roman, tamanho da fonte 14, com asterisco remetendo à `nota de rodapé na qual deve conter a titulação do autor, instituição e e-mail. Os discentes deverão indicar o curso de graduação e a Instituição de Ensino Superior em que estão matriculados.

Os artigos devem ser apresentados da seguinte forma:

TITULO E SUBTÍTULO (SE HOUVER) - O título e o subtítulo (se houver) será centralizado, com a primeira letra do título em maiúscula, e o subtítulo separado por dois pontos (:) em fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito. O título deve ser específico e descritivo para apresentar o conteúdo de que trata o texto.

AUTORIA (S)
Identificação do autor – deve conter o nome completo do(s) autor(es) e asterisco remetendo a nota de rodapé com titulação do autor, instituição e e-mail. Os discentes deverão indicar o curso de graduação e a Instituição de Ensino Superior em que estão matriculados.

RESUMO, ABSTRACT - O resumo em português e inglês deve conter, no máximo, 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço simples.

PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS - Palavras-chave em português e inglês: mínimo de três palavras e máximo de cinco, devem ser apresentadas logo após o resumo, afastadas por espaço simples, em ordem alfabética, não deve extrair palavras-chave do título, e sim retirada do texto e separadas por ponto.

NÚMERO DE PÁGINAS - Os artigos devem conter no mínimo 12 páginas e no máximo 18 páginas, com as referências que são no máximo de 03 páginas.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS - As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT vigente. As notas de rodapé devem ser colocadas ao longo do texto. As citações devem estar de acordo com as normas da ABNT, usando o sistema autor-data.

As referências devem ser apresentadas ao final do texto, com a listagem disposta em ordem alfabética com o sobrenome do primeiro autor, seguindo as normas da ABNT (6023:2018). Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaço simples.

ILUSTRAÇÕES - Os gráficos, os quadros, as figuras, os fluxogramas, os mapas, as plantas (fotografias ou desenhos) devem vir ao longo do texto e próximos dos parágrafos em que são mencionados. Os títulos devem estar acima e as fontes abaixo de cada um desses elementos. (ABNT NBR 14724:2011).

TABELAS - As tabelas devem ser informativas e autoexplicativas e inseridas o mais próximo possível ao texto a que se refere. Devem ser consultadas as normas do IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.


ISSN: 2763-597X